A educação personalizada tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões entre educadores, o que ficou ainda mais evidente com a pandemia de Covid-19, em 2020.
Simplesmente porque os processos de ensino e aprendizagem sofreram com mudanças profundas na forma de ensinar e de aprender, tendo efeitos importantes sobre diversas áreas do desenvolvimento, especialmente do infantil.
Esse contexto desafiador e a necessidade de reorganizar os planejamentos didáticos para estimular e engajar mais os estudantes desperta o olhar para o ensino personalizado. Isso porque, ao enxergar o estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem, os espaços educativos devem oferecer experiências educacionais compatíveis com suas necessidades, potencializando assim sua aprendizagem.
Confira nesse conteúdo mais informações sobre ensino personalizado, seus benefícios para o aprendizado dos estudantes e dicas práticas para aplicação nos ambientes acadêmicos.
O que você vai ver no artigo de hoje:
O que é ensino personalizado?
Benefícios do ensino personalizado para os estudantes
Como implementar o ensino personalizado no ambiente acadêmico
Avaliação diagnóstica e planos de estudo individualizados
Ferramentas e recursos para ensino personalizado
Exemplos de sucesso em ensino personalizado
Boa leitura
O que é ensino personalizado?
O ensino personalizado, também conhecido como ensino adaptativo ou adaptive learning, é uma proposta pedagógica que torna o processo de aprendizagem adaptável ao estudante, considerando suas necessidades e habilidades. Ele é comumente associado aos ambientes virtuais de aprendizagem e ao ensino híbrido.
As primeiras pesquisas sobre educação personalizada foram realizadas pela Universidade de Illinois (EUA), em 1976. Elas já demonstravam que o processo de aprendizagem pode ser mais efetivo quando realizado individualmente, ou seja, um a um.
Na pesquisa, um sistema digital simples, comandando por um teclado semelhante a uma máquina de escrever, adaptava o conteúdo a partir da identificação de dificuldade por parte do estudante.
Sem precisar aguardar os demais para continuar o exercício e com adaptação dos conteúdos, notou-se mais flexibilidade e engajamento dos estudantes.
Hoje em dia, o aprendizado individualizado pode ser obtido através do ensino híbrido personalizado, que tem avançado à medida em que a tecnologia traz novas propostas e ferramentas para a educação.
Benefícios do ensino personalizado para os estudantes
Em um cenário educacional cada vez mais diverso, onde as diferenças nos níveis de aprendizado são evidentes, o ensino personalizado surge como uma solução revolucionária.
Isso porque, ao invés de considerar que uma mesma aula impacte a todos e leve ao mesmo resultado de aprendizado, o aprendizado individualizado permite que cada estudante vivencie a experiência de acordo com suas características próprias.
Por consequência, a educação personalizada está diretamente relacionada a níveis mais altos de rendimento escolar, visto que cada estudante tem acesso a um planejamento que lhe atenda e proporcione uma experiência de aprendizagem mais transformadora.
Em ‘Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra’, o educador brasileiro Paulo Freire enfatiza a importância de centralizar o estudante em seu próprio processo de aprendizagem. Ao aproximar os objetos de interesse dos estudantes e promover a autonomia no aprendizado, como defendia Freire, cria se uma educação que não apenas instrui, mas transforma. Essa abordagem é fundamental para o ensino personalizado, pois busca formar estudantes mais confiantes, críticos e preparados para os desafios contemporâneos.
Como implementar o ensino personalizado no ambiente acadêmico
Sonia Guaraldo, consultora pedagógica e especialista em formação continuada no Instituto Gesto, afirma que, para que a educação personalizada promova a potencialização do aprendizado, é necessário que esse método seja aplicado com constância, não sendo apenas uma ação pontual.
A especialista afirma: “Isso vai além de diagnosticar defasagens: pressupõe levantar conhecimentos prévios. Eu só consigo ensinar ao identificar o que ele já sabe, para seguir ancorando novos saberes. A partir disso, é possível promover diversos arranjos didáticos, algo que tem a ver com personalização.”
A formação de professores é essencial para essa implementação, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar. Algumas sugestões de práticas de ensino personalizado no cotidiano escolar são:
● Estímulo à colaboração entre estudantes através de atividades em grupo;
● Autogestão do conhecimento por parte dos estudantes, com registros próprios do
que aprendeu a partir da atividade proposta;
● Tarefas personalizadas por projeto, dando a diferentes estudantes diferentes
estímulos com base em suas habilidades.
Avaliação diagnóstica e planos de estudo individualizados
A personalização do ensino é um dos caminhos mais promissores para garantir que cada estudante tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial. Um exemplo prático dessa abordagem é o Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem, uma proposta do Programa Brasil na Escola, que, entre 2022 e 2023, implementou projetos de ensino personalizado no contraturno escolar por meio de monitores.
Nessa proposta, a implementação do ensino personalizado se daria em quatro etapas:
- Mapeamento das aprendizagens: através de avaliação diagnóstica, é possível identificar os estudantes em seus pontos de dificuldade e habilidades;
- Reagrupamentos: com os estudantes identificados, pode-se agrupá-los tendo como critério o nível de aprendizado;
- Monitorias: agora, com os grupos feitos, o monitor poderá desenvolver atividades e planos de estudo personalizados para o grupo, levando em consideração os temas com maior dificuldade;
- Acompanhamento: para que o desenvolvimento de cada estudante seja abordado de perto, é necessário aplicar métodos de avaliação processual durante as monitorias.
Esse projeto demonstra como ações de monitoria mediadas por educadores não só promovem uma educação individualizada, mas também incentivam a troca de conhecimentos entre os estudantes. Durante esse processo, eles desenvolvem competências socioemocionais cruciais para sua formação, preparando-os melhor para os desafios futuros.
Ferramentas e recursos para ensino personalizado
O ensino híbrido é uma ótima opção para personalizar o aprendizado dos estudantes. Como recurso, o educador pode utilizar diferentes modelos dessa metodologia ativa em seu ambiente educacional:
● Rotação por estações: Dividindo o ambiente acadêmico em um “circuito”, o educador pode planejar uma atividade por estação e definir quais estudantes trabalham colaborativamente em cada uma. Movimentando-se pelo circuito, os estudantes podem explorar sua independência, criatividade e expor, ao final, quais estações foram mais desafiadoras e as mais interessantes;
● Sala de aula invertida: A intenção desse modelo é incentivar os estudantes a se apropriarem dos conteúdos curriculares antes do encontro na aula. Aqui, o educador pode disponibilizar diferentes recursos – vídeos, textos, jogos educativos, aplicativos, entre outros – que podem ser escolhidos por afinidade pelos estudantes antes da aula, gerando mais interesse e engajamento no momento do encontro;
● Laboratório rotacional: Aqui, o ambiente acadêmico se divide em dois grupos. O primeiro fica no espaço educacional com o educador, realizando uma atividade mediada. O segundo desenvolve práticas mais autônomas com recursos digitais sobre o mesmo tema. Depois, invertem-se os grupos e, por fim, as experiências de todos são compartilhadas.
Exemplos de sucesso em ensino personalizado
O Projeto Âncora (SP) é um exemplo muito interessante para uma escola personalizada. Inspirada na Escola da Ponte, em Portugal, o projeto não tem divisão por anos escolares ou por disciplinas.
Nele, cada estudante segue um roteiro de estudo individual, personalizado por um tutor com quem compartilha seu projeto de aprendizagem. Ao fim do ano letivo, os estudantes desenvolvem um projeto interdisciplinar com um tema de seu interesse.
A Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento (RJ), localizada dentro do Complexo do Tiro da Guerra em Teresópolis, enxergou a vulnerabilidade do entorno da escola e se propôs a ser uma escola de período integral com múltiplas oficinas para engajamento dos estudantes.
Diante da defasagem de aprendizado dos estudantes, a escola montou os Eixos Estruturantes dos Direitos de Aprendizagem, uma planilha de acompanhamento individual dos estudantes, com relatos das dificuldades e expectativas de aprendizado para melhorar o planejamento de aula das turmas.
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