Tecnologia nas escolas: desafios e diretrizes em ambientes educacionais

A integração da tecnologia nas escolas e outros ambientes educacionais é uma jornada empolgante, porém, desafiadora, onde enfrentamos diversos obstáculos, desde a confidencialidade e segurança dos dados até a garantia da igualdade de acesso.

Este é um tema urgente para nós da Comunidade Eduko e ao ouvir os profissionais da educação, estudamos e propomos ideias para o uso responsável e eficaz da tecnologia.

Nosso objetivo é potencializar o conhecimento e agregar experiências enriquecedoras ao processo de ensino e aprendizagem.

Inspire-se neste artigo e conheça os principais desafios, diretrizes e recursos necessários para promover o uso responsável e seguro da tecnologia entre todos os agentes presentes em ambientes educacionais.

O que você vai ver no post de hoje:

Por que o uso ético da tecnologia é importante na educação?

Tecnologia nos espaços educacionais vantagens e desvantagens

Vantagens

Desvantagens

Desafios do uso da tecnologia nos espaços educacionais

Diretrizes para o uso ético da tecnologia

Privacidade e segurança online

Cyberbullying e suas consequências

Recursos e ferramentas para promover à ética digital

Boa leitura!

Por que o uso ético da tecnologia é importante na educação?

A ética hacker é um conjunto de princípios que orientam a prática do hacking de maneira responsável e construtiva.

No contexto das Urgências do Agora nos ambientes educacionais, ela se relaciona diretamente com o letramento digital e a educomunicação, enfatizando a importância de usar habilidades tecnológicas para promover a segurança, a privacidade e a inclusão digital.

A ética hacker é fundamental para o desenvolvimento do pensamento computacional na educação e em outros setores da sociedade, promovendo a criatividade e a resolução de problemas.

Esse tema fica ainda mais relevante quando se encontra com a inteligência artificial, que por sua vez, potencializa essas habilidades, oferecendo ferramentas avançadas que podem aprimorar o aprendizado e novas descobertas.

Juntos esses elementos podem auxiliar os estudantes a enfrentar desafios éticos no mundo digital no momento presente, utilizando ferramentas tecnológicas de maneira responsável.

Logo, o uso ético da tecnologia na educação é de suma importância para garantir a integridade acadêmica, proteger a privacidade dos estudantes e sobretudo, promover um ambiente de aprendizado seguro e justo.

Tecnologia nas escolas e outros espaços educacionais: vantagens e desvantagens

A tecnologia educacional promove um ensino mais dinâmico e personalizado, com acesso a recursos globais, contudo, a disparidade de recursos entre as instituições é alarmante, ao ponto de ser tema no Congresso Eduko 2024, e aqui, destacamos alguns pontos para discussão:

Vantagens

  • Acesso a recursos educacionais ilimitados, promovendo aprendizado diversificado e personalizado;
  • Facilitação da comunicação entre profissionais da educação, estudantes e famílias, otimizando o acompanhamento pedagógico;
  • Preparação dos estudantes para o mercado de trabalho moderno, integrando habilidades digitais essenciais.

Pontos de atenção

  • Risco de desigualdade no acesso à tecnologia, podendo acentuar disparidades no processo educacional;
  • Distrações e sobrecarga de informações podem prejudicar o foco e a absorção do conteúdo pedagógico;
  • Dependência de infraestrutura tecnológica, que pode ser custosa e complexa para manter as atividades em pleno funcionamento;

Saber utilizar essas ferramentas para encontrar informações fidedignas, construir/elaborar conteúdos construtivos, etc.

Nesse sentido, a habilidade de utilizar tecnologia educacional para localizar informações confiáveis é essencial.

Educadores devem orientar os estudantes na avaliação crítica das fontes, ensinando-os a diferenciar fatos de opiniões e a verificar a autenticidade dos dados.

Isso prepara os estudantes não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para serem cidadãos informados e responsáveis na era digital.

Você certamente já experimentou nos espaços educacionais em que você atua os dois lados de se utilizar educação e tecnologia no processo de aprendizagem.

Discuta com seus colegas e outros agentes educacionais sobre as vantagens e desvantagens do uso de tecnologia nas escolas e em outros ambientes educacionais para semear mais ideias.

Desafios do uso da tecnologia nos espaços educacionais

Não é novidade que a tecnologia nos ambientes educacionais agrega inovação e interatividade, contudo, traz consigo desafios como a inclusão digital, o letramento digital, o treinamento de educadores, além da segurança dos dados dos estudantes e outros atores da educação.

Dentre os 5 principais desafios do uso da tecnologia nas escolas e outros espaços educacionais, podemos citar:

1 – Infraestrutura tecnológica: É necessário implementar uma infraestrutura avançada para suportar aprendizado virtual, incluindo algumas tecnologias digitais, como internet rápida e dispositivos modernos para todos na educação.

2 – Capacitação de educadores: Educadores precisam de formação contínua para incorporar tecnologia ao ensino, visando conforto e preparo no uso de novas ferramentas educacionais.

3 – Engajamento virtual: Desafio em desenvolver estratégias para melhorar a motivação dos estudantes, os mantendo ativos e interessados online, utilizando tecnologia para promover participação sem distrações.

4 – Proteção de dados: Importância de manter a segurança digital nas escolas e espaços educacionais, com políticas de uso de internet e dispositivos para salvaguardar dados e propiciar um ambiente seguro.

5 – Acesso equitativo: Necessidade de fomentar a inclusão digital no acesso à tecnologia educacional, superando desigualdades para que todos os estudantes aproveitem as oportunidades digitais.

Estas barreiras destacam a importância de uma abordagem estratégica e inclusiva para a integração da tecnologia no ambiente educacional, até como uma resposta dinâmica às demandas digitais do agora.

Com planejamento e colaboração, a comunidade educacional pode superar esses obstáculos e criar um futuro mais promissor para a educação.

Crédito: Jesse Mendes

Diretrizes para o uso ético da tecnologia

Num mundo cada vez mais conectado, imaginemos a história de João, um adolescente de 14 anos, e sua irmã Ana, de 10, representando 95% das crianças e adolescentes do Brasil que estão acessando a internet cada vez mais cedo.

João e Ana estão sempre online, navegando na internet, jogando em seus smartphones e tablets, sendo mais frequente também, seu uso por busca de conhecimento, como parte de uma metodologia ativa de aprendizagem, inclusive conforme estabelece a Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil.

Contudo, um dos maiores problemas ao usar a tecnologia nos espaços educacionais é a falta de segurança e privacidade durante a navegação, dentre eles, o risco de coleta e compartilhamentos de dados sobre as crianças que utilizam as plataformas digitais.

Considerando o fato de que as crianças e adolescentes são os maiores alvos de cyberbullying e fraudes e que a internet surge como uma ferramenta valiosa de aprendizado e socialização, agora também se entrelaça às culturas juvenis e às identidades se tornam imperativo a promoção do debate no ambiente de ensino, bem como, torná-lo mais seguro.

Importância da privacidade e da segurança online

Privacidade e segurança online são essenciais para proteger informações pessoais e evitar riscos na internet, inclusive, nos espaços educacionais.

Voltando a analisar o caso de João e Ana, embora eles não percebam os perigos do mundo digital, precisam ser orientados sobre o não compartilhamento de senhas, evitar clicar em links suspeitos e usar configurações de privacidade nas redes sociais.

Entre as alternativas de segurança estão incluídos o uso de autenticação de dois fatores para contas importantes e conversar com os familiares ou responsáveis sobre qualquer coisa estranha que vejam online.

Essas práticas ajudam a manter suas informações seguras e a navegar na internet de forma responsável. Portanto, é essencial que espaços de educação e educadores desenvolvam políticas éticas de segurança e privacidade sobre proteção de dados de toda a comunidade de ensino, garantindo transparência e confidencialidade.

A ausência de legislação específica pode permitir o uso indevido de dados, destacando a necessidade de práticas de segurança.

Além disso, a educação digital deve incluir a conscientização sobre os riscos online e a promoção de comportamentos seguros entre os estudantes. Essas medidas são essenciais para criar um ambiente educacional seguro e confiável na era digital.

O cyberbullying e suas consequências

O cyberbullying é uma extensão do bullying tradicional para o ambiente virtual, onde a intimidação e a perseguição ocorrem através de plataformas online e redes sociais.

As consequências do cyberbullying são profundas e podem incluir depressão, ansiedade, baixa autoestima e até mesmo pensamentos de autoextermínio.

João e Ana, embora sejam nossos personagens fictícios, poderiam ser facilmente estudantes do ensino médio, enfrentando tais ataques ao ponto de terem seu desempenho acadêmico e bem-estar social afetados pela falta de políticas claras no espaço educacional que frequentam.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que uma em cada seis crianças no ambiente educacional é afetada pelo cyberbullying.

Outro estudo, realizado no Brasil, mostrou que a prevalência de cyberbullying entre estudantes é de 13,2%, sendo maior entre adolescentes que sentem falta de cuidado e atenção.

Esses dados ressaltam a necessidade urgente de diretrizes claras nos espaços educacionais para o uso da tecnologia, além da promoção de um ambiente digital seguro e inclusivo, em que estudantes e profissionais da educação estejam cientes dos riscos e saibam como agir diante de casos de cyberbullying.

Com educação e consciência, podemos fazer da tecnologia uma influência positiva contra o cyberbullying no processo de ensino aprendizagem.

Recursos e ferramentas para promover a ética digital nos ambientes educacionais

Para combater esses problemas e diminuir o impacto das tecnologias educacionais, são sugeridos alguns recursos e ferramentas para promover a ética digital nos ambientes educacionais:

Integração de tecnologia ética: Os espaços educacionais devem integrar tecnologias que promovam a ética digital, ensinando os estudantes a usar a internet e as mídias sociais de forma responsável.

Formação continuada de profissionais da educação: É imprescindível oferecer formação contínua aos profissionais da educação  a partir das últimas ferramentas tecnológicas e práticas éticas no ambiente digital.

Privacidade e segurança: Ensinar sobre privacidade e segurança online é fundamental para proteger os estudantes no ambiente digital.

Ferramentas de aprendizagem: Adotar ferramentas de aprendizagem e outros recursos tecnológicos que incentivem a colaboração e o pensamento crítico promovem um ambiente ético e inclusivo.

Feedback dos estudantes: Incluir os estudantes no processo de decisão sobre tecnologia pode ajudar a garantir que suas necessidades e preocupações éticas sejam atendidas.

Políticas de uso: Desenvolver políticas claras de uso de tecnologia no espaço educacional, como por exemplo, a Política de Inovação Educação Conectada que é útil para estabelecer limites e diretrizes para estudantes e profissionais da educação.

Concluindo, para ajudar João e Ana e os milhares de estudantes dos perigos online, é essencial aprofundar o debate sobre o uso da tecnologia nos ambientes educacionais.

Embora sua implementação apresente desafios, o Congresso Eduko 2024 é uma excelente oportunidade de aumentar o conhecimento sobre o tema, por meio de experiências  enriquecedoras, além de workshops e atividades interativas que contribuirão para resolver os desafios da profissão.

Que tal você se juntar à Comunidade Eduko e saber mais sobre os desafios e diretrizes do uso ético das tecnologias nos espaços educacionais? Acesse o site Eduko.com.br e inspire-se nos conteúdos!