As urgências do mundo de hoje têm transformado as formas de educar. Com a necessidade crescente de fortalecer a autonomia e desenvolver oportunidades para o protagonismo dos estudantes, novas metodologias e práticas pedagógicas começam a ser investigadas pelos educadores.
É diante desse cenário que as metodologias ativas têm ganhado força em diversas salas de aula espalhadas pelo Brasil.
Ao colocar o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) não apenas redefine o papel do educador, mas também transforma o sentido de educar. Sua implementação pode gerar resultados surpreendentes, capacitando os estudantes a se tornarem protagonistas de seu próprio aprendizado e preparados para os desafios do mundo real.
O que você vai ver no artigo de hoje:
O que é aprendizagem baseada em projetos (PBL)?
Benefícios da aprendizagem baseada em projetos para os estudantes
Como implementar a aprendizagem baseada em projetos nos espaços educacionais
Planejamento e execução de projetos
Avaliação de projetos
Exemplos de projetos bem-sucedidos
Aprofunde-se com esse conteúdo sobre o tema da aprendizagem por projetos, seus benefícios, modos de implementação e exemplos de projetos de sucesso!
O que é aprendizagem baseada em projetos (PBL)?
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa, identificada pela sigla inglês ‘PBL’ (Project-Based Learning), projetada para dar aos estudantes protagonismo e a oportunidade de desenvolver conhecimentos a partir de desafios propostos.
O ponto de partida de cada projeto é uma questão norteadora, pautada no interesse dos estudantes e conectada à sua realidade. A partir da apresentação dessa questão, os estudantes são convidados a debater, investigar e elaborar um produto ou possível solução para o problema proposto. Para isso, trabalham em grupos e desenvolvem o projeto de forma colaborativa e coletiva.
É importante ressaltar que quando falamos sobre uma aprendizagem baseada em projetos, há necessariamente uma referência ao estudante: ele, como líder e protagonista do projeto, não somente buscará conhecimentos novos, mas compartilhará seu conhecimento prévio com todos. Movimentando-se e interagindo com a proposta, o estudante construirá uma aprendizagem significativa, enriquecendo seu conhecimento prévio e desenvolvendo novas habilidades e significados no contexto apresentado.
Benefícios da aprendizagem baseada em projetos para os estudantes
- Envolvimento e engajamento das turmas: como o projeto parte de uma temática de interesse dos estudantes, é notável o maior interesse e curiosidade da turma com a proposta, alcançando até mesmo estudantes com maiores dificuldades de aprendizagem;
- Oportunidade para o desenvolvimento socioemocional: diante da proposta do trabalho coletivo, há diversas oportunidades para o desenvolvimento das competências socioemocionais: autogestão, engajamento com os outros e resiliência emocional são desenvolvidas ao longo de todo o projeto;
- Aprendizado integral potencializado: para além dos conhecimentos específicos, os projetos se utilizam de saberes interdisciplinares e diferentes componentes curriculares, levando os estudantes a compreenderem que o conhecimento não é fragmentado, mas sim, integrado e experienciado na sociedade. Além disso, do ponto de vista do educador, a proposta desenvolve o estudante em todas as suas dimensões, não apenas diante de um único saber, por exemplo.
Como implementar a aprendizagem baseada em projetos nos espaços educacionais
Para implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em espaços educacionais, é crucial compreender que o projeto deve ser desenvolvido pelos estudantes, sem uma trajetória ou conclusão rigidamente pré-planejada pelo educador. A metodologia requer flexibilidade do educador, que atuará como mediador e facilitador, para que o projeto seja verdadeiramente eficaz.
Nesse sentido, é imprescindível que o projeto seja desenvolvido a partir da perspectiva da personalização do ensino. Cada grupo de estudantes deve escolher livremente a maneira como e com base no questionamento inicial proposto pelo educador, seguirá seu próprio projeto.
O projeto EducaDi, liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é um exemplo interessante de implementação de aprendizagem por projeto.
A educadora Léa da Cruz Fagundes, uma das lideranças do projeto, afirma que, para a correta implementação, é necessário abandonar a certeza de que o mesmo conteúdo pode ser abordado por todos os estudantes da turma, ao mesmo tempo e da mesma forma.
Relatando sua experiência com a implementação do projeto em uma rede pública, Léa afirma: “Em nossas experiências-piloto no Projeto EducaDi/CNPq, os alunos não precisavam estudar os mesmos conteúdos ao mesmo tempo. Os projetos eram diversificados, mas interdisciplinares. Havia temas que atravessavam transversalmente as atividades de todos. Cada estudante explorava melhor os conteúdos no seu tempo,
egundo seu ritmo; e podia ser atendido em suas necessidades, que apareceram com maior clareza”.
Planejamento e execução de projetos
Acompanhe algumas dicas práticas de como implementar uma aprendizagem por projetos em seu espaço educacional:
- Defina a pergunta motivadora: todo projeto deve possuir um questionamento inicial, um contexto de discussão que motive e engaje os estudantes a participarem e desenvolverem soluções. Essa pergunta motivadora pode derivar de um conteúdo programático que precisa ser explorado com os estudantes. Lembre-se: é sempre importante aproximar a pergunta motivadora do contexto dos estudantes!
- Conheça os estudantes: para que o questionamento inicial seja fator de engajamento para os estudantes, é muito importante que o educador observe os desejos, hábitos, necessidades e interesses da turma para, assim, iniciar um projeto que faça sentido para todos e instigue a curiosidade em aprender;
- Tenha olhar atento durante todo o projeto: os momentos de avaliação não devem ser feitos apenas diante do resultado final, mas durante todo o desenvolvimento do projeto, por isso, é importante que o educador registre o andamento e intervenha caso necessário;
- Seja flexível: diante de cada etapa, discuta com os estudantes se a ação desenvolvida gerou os efeitos da aprendizagem. Caso o caminho tomado não tenha sido efetivo, refaça a rota com os estudantes e proponha novas formas de pensar o projeto de aprendizagem.
Avaliação de projetos
Na aprendizagem por projetos, a avaliação processual é a abordagem mais eficaz. Também conhecida como avaliação formativa ou contínua, ela envolve examinar o progresso dos estudantes ao longo das atividades educacionais, em vez de realizar uma prova ou teste no final de um período.
Nesse sentido, não é necessário realizar uma prova ou teste ao final do trimestre, por exemplo, para que a avaliação ocorra. Produções escritas, apresentações e registros do percurso de aprendizado podem compor essa avaliação, permitindo que, ao acompanhar a construção do conhecimento, o educador possa identificar eventuais dificuldades e corrigi-las antes de avançar.
Aqui, podemos encontrar alguns exemplos práticos de recursos para avaliação processual:
- Portfólio: Coleção de trabalhos e reflexões dos estudantes que documentam seu progresso e aprendizado ao longo do tempo.
- Fichas de acompanhamento: Documentos que registram o progresso dos estudantes em tarefas específicas e suas interações com o projeto.
- Diários de bordo: Registros pessoais onde os estudantes anotam suas reflexões desafios e descobertas durante o desenvolvimento do projeto.
- Autoavaliação: Processo em que os próprios estudantes avaliam seu desempenho e progresso, promovendo a autorregulação e a consciência crítica.
Esses recursos permitem que o educador acompanhe de perto a construção do conhecimento, identifique e corrija eventuais dificuldades antes de avançar. A avaliação processual não só apoia o desenvolvimento contínuo dos estudantes, mas também enriquece a experiência educacional ao fornecer feedback oportuno e construtivo.
Exemplos de projetos bem-sucedidos
O Colégio Viver, localizado no interior de São Paulo (SP), trabalha a metodologia por projetos com todos os seus estudantes, do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II.
O colégio se propõe a ser um mediador na relação do estudante com o conhecimento, permitindo que, durante o processo de aprendizagem, todos tenham oportunidade de se desenvolver em relação a processos lógicos, habilidades cognitivas, sociais e afetivas, além de valores e atitudes.
Todos os estudantes possuem espaço para participar das decisões, através da Assembleia, e são motivados a experimentar e testar seus conhecimentos no grande espaço verde da escola.
A Escola Pluricultural Odé Kayodê (GO) utiliza da metodologia por projetos para diversificar as experiências de aprendizagem de seus estudantes. Os agrupamentos do Ensino Infantil e Fundamental são permeados por influências de diversas culturas, especialmente a partir da perspectiva da educação afrocentrada, e trabalham em cima de projetos que visem a transformação da sociedade.
Para Rosângela Magda, diretora da escola, a aprendizagem não deve se dar fora de um contexto real da sociedade, mas dentro dela, para que esses indivíduos, formados por uma educação transformadora, atuem na sociedade politicamente, provocando grandes transformações sociais.
Para saber mais sobre aprendizagem baseada em projetos, visite a comunidade da Eduko 2024 e descubra novas possibilidades e projetos sobre esse tema tão relevante.